02 maio 2024

Molelos revive Soenga a 18 e 19 de maio

Com o objetivo de recriar o processo artesanal de cozedura da Louça Preta de Molelos, vai realizar-se, nos dias 18 e 19 de maio, mais uma Soenga. A organização é do Município de Tondela e conta com a colaboração da Junta de Freguesia de Molelos.

O Parque das Raposeiras volta a ser o palco central do evento que surge, mais uma vez, integrado nas celebrações do Dia Europeu da Cerâmica – “Bom dia Cerâmica”, que se assinalará nesse fim de semana, em todo o território nacional e em solo europeu.

Esta será a sexta edição da Soenga, uma iniciativa que arrancou em 2017. A pandemia da Covid-19 travou a atividade nos anos de 2020 e 2021.

A Soenga é um evento único no país, que permite durante dois dias e pelas mãos dos oleiros de Molelos, acompanhar de perto um dos mais antigos métodos de cozedura de cerâmica e que a Câmara Municipal de Tondela tem primado por manter vivo.

Esta mostra já se tornou um marco cultural e turístico de excelência, atraindo à localidade público de todo o país e até do estrangeiro.

O que torna a Soenga um evento tão concorrido é o facto de os visitantes terem a oportunidade de assistir a todas as fases do processo de cozedura e estas serem dominadas com mestria pelos atuais oleiros que interiorizaram e absorveram o saber-fazer secular.

Em Molelos estão ainda em atividade sete oleiros. São eles que a 18 e 19 de maio, nas Raposeiras, executarão este processo de cozedura que dá origem ao barro negro. Este momento será acompanhado por várias atividades cultural.

Programa
A Soenga arranca no dia 18 (sábado) pelas 15h00 com ateliês de demonstração de cerâmica. A animação musical estará a cargo do grupo Lôa Trovadoresca. O início da preparação da Soenga propriamente dita, está marcado para as 18h00. À noite, pelas 21h00, haverá música com a Almada Street Band.

Já no dia 19 (domingo), as atividades arrancam pelas 14h30 com um desfile de três bandas filarmónicas pelas ruas de Molelos. Às 15h00 decorrerão novos ateliês de demonstração de cerâmica.

O concerto da Sociedade Filarmónica Tondelense, da Sociedade Filarmónica de Cabanas de Viriato e da Banda de Vila Cova à Coelheira, no âmbito do projeto “Sons de Filarmónicas” da Fundação INATEL, começará pelas 16h00. Às 17h30 haverá um novo momento musical desta vez com o grupo Animadixie.

A desenforma da Soenga, que marcará o fim do evento, está agendada para as 18h00.

O que é a Soenga?
A Soenga é o processo tradicional de cozedura do barro negro, em que a louça é colocada numa cova pouco funda cavada no solo. Neste buraco, após ser coberto parcialmente com lenha de pinheiro e tapada com torrões de terra, é ateado fogo, deixando-se cozer sob o olhar atento dos artesãos.

A cor negra do barro característica explica-se pela cozedura de tipo redutor, que consiste em abafar com terra a louça na fase final da cozedura, impedindo a entrada de oxigénio. Devido a processos físicos e químicos (falta de oxigénio), as peças tornam-se completamente negras e, em parte, impermeabilizadas.