13 Out. 2008

Visita oficial à Freguesia de Lobão da Beira

Foi já ao final da tarde, do passado dia 12 de Outubro, que o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Dr. Carlos Marta, se deslocou oficialmente à Freguesia de Lobão da Beira, onde presidiu à cerimónia de assinatura de protocolo de colaboração entre o Município de Tondela e a Freguesia de Lobão da Beira e ao lançamento das obras de requalificação da área envolvente à sede da Junta de Freguesia e da estrada municipal de Lobão da Beira.

A visita do Sr. Presidente da Câmara Municipal - que era acompanhado pelos Srs. Vereadores Dr. José António de Jesus, Eng.ª Carla Pires e Eng. António Dinis – teve o seu início na sede da Junta de Freguesia onde era aguardado pelo executivo local, liderado pela Sra. Presidente da Junta, Natália Silva e pelo Sr. Presidente da Assembleia de Freguesia, pelos dirigentes associativos da freguesia e por muitas outras pessoas que quiseram acompanhar este momento.

O protocolo de colaboração, formalizado entre as duas autarquias, previa a concessão de apoio financeiro, por parte do Município de Tondela, à Junta de Freguesia, no valor de 47.600 €, para o calcetamento e pavimentações num conjunto diversificado de arruamentos e a execução de muros de suporte e de vedação na área da freguesia.

Depois da assinatura dos protocolos seguiram-se as intervenções por parte da Sra. Presidente da Junta de Freguesia e do Sr. Presidente da Câmara Municipal. A primeira, para além da natural satisfação, que teve a oportunidade de expressar, pelo significado e pela importância desta visita para a freguesia e para as suas comunidades locais, destacou, por outro lado, a relevância das obras que eram lançadas e cuja concretização constituía a satisfação de um anseio das populações de Lobão da Beira.

Encerrando este momento, o Sr. Presidente da Câmara Municipal, durante a sua intervenção, partilhou da satisfação da Sra. Presidente da Junta de Freguesia e, nela, das populações da freguesia, pela concretização deste tipo de parcerias - no que respeita ao protocolo de apoio financeiro assinado - e por aquilo que representam na resolução dos problemas das populações locais e, ainda, pelo facto de ser possível o lançamento de obras importantes que vão de encontro aos problemas das pessoas como é o caso, fundamentalmente, da obra de requalificação da estrada que atravessa Lobão da Beira.

Sublinhou ainda o Sr. Presidente da Câmara que, não obstante a difícil conjuntura e o clima de crise económica e financeira que atravessa o país e por conseguinte, as pessoas, as famílias e as empresas, a importância das obras ora lançadas e o investimento associado ascende a cerca de 600.000 € (cerca de 120.000 contos na moeda antiga), investimento esse que irá permitir dotar a freguesia de novas infraestruturas e melhoramentos em diversos locais da mesma. Depois das intervenções todos se encaminharam para o local onde, de modo simbólico, seria descerrada a placa alusiva ao momento do lançamento da obra de requalificação da área envolvente à sede da Junta de Freguesia.

Já em momento posterior, neste dia importante para a Freguesia de Lobão da Beira, foi a vez do lanche convívio entre todos os presentes que ali testemunhavam com satisfação uma jornada muito importante para a Freguesia.