27 Nov. 2008

Investimento significativo no domínio das energias “limpas” na freguesia de S. João do Monte

Durante a tarde do passado dia 26 de Novembro, o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Dr. Carlos Marta, na companhia dos Srs. Vereadores, Dr. José António de Jesus, Eng.ª Carla Pires e Eng.º António Dinis, deslocaram-se à freguesia de S. João do Monte onde, conjuntamente com o Sr. Presidente da Junta de Freguesia local, o Sr. Luis Henriques Pereira, procederam a uma interessante visita a um investimento que está em curso naquela freguesia. A obra que, no terreno está a ser executada pela empresa Hidrocentrais Reunidas SA, desenvolve-se ao longo de toda a freguesia de S. João do Monte, aproveitando da melhor forma a orografia do terreno e os recursos hidrológicos. Os diferentes componentes do sistema de aproveitamento hidroeléctrico que está a ser concretizado naquela localidade, distribuem-se entre açudes e bacias de recolha, adutoras, turbinas e pontos de injecção. O Sr. Presidente da Câmara Municipal, os seus vereadores e, também, o próprio Presidente da Junta de Freguesia, durante a visita guiada pelo Eng.º César Lopes da empresa Hidrocentrais Reunidas SA, tiveram a oportunidade de manifestar o seu contentamento pela envergadura da obra que ascende a valores próximos dos dez milhões de euros e se constitui como mais um investimento em matéria de energias limpas que colocam o Concelho de Tondela como um dos pólos mais atractivos da região neste domínio. A satisfação do Sr. Presidente da Câmara Municipal prendia-se ainda com o facto de estarmos perante um investimento muito significativo, do ponto de vista da sustentabilidade ambiental, aproveitando as potencialidades naturais do Concelho e, em particular, da área serrana. Tratou-se, seguramente, de uma jornada de trabalho muito importante, direccionada para as questões do ambiente e da sustentabilidade da produção energética associada às energias limpas numa clara demonstração da preocupação e da aposta da autarquia no que diz respeito à solidariedade intergeracional do ponto de vista ambiental e energético.