09 Dez. 2008

Lançamento do livro da família Pinho e Seixas da Gama na Biblioteca Municipal

Realizou-se na passada sexta-feira, dia 5 de Dezembro, pelas 18.00 horas, na sala polivalente da Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro, o lançamento do livro: “Uma família da Beira Alta: Pinho e Seixas da Gama”.

Com coordenação editorial de Rui do Amaral Leitão, esta obra teve o patrocínio da Associação Portuguesa de Genealogia e o apoio, entre outras entidades, do Município de Tondela. A sessão foi presidida pelo Sr. Vice-Presidente da autarquia e Vereador do Pelouro da Cultura, Dr. José António G. de Jesus. Presentes ainda, além do Dr. Rui Leitão, o Dr. José Valle de Figueiredo, que enalteceu o percurso cultural do coordenador e apresentou a obra. Presentes ainda o representante do Sr. Presidente da Assembleia Municipal, professor Fernando Ferraz Martins e ainda o Presidente da Junta de Freguesia de Tondela, José Manuel Mendes.

Usou da palavra em primeiro lugar o Dr. Rui Alberto do Amaral Leitão. As suas primeiras palavras foram de agradecimento à Câmara Municipal de Tondela pelo apoio na aquisição de um conjunto de exemplares da obra e, pela iniciativa demonstrada em acolher o lançamento em Tondela. Referindo-se que a Genealogia, sendo uma das várias ciências auxiliares da História, tem interesse para o desenvolvimento da história social, registando os troncos ancestrais ao longo de gerações. Precisamente o ponto de partida da obra: a identificação de um casal (António de Pinho Rebello e Seixas da Gama e D. Maria Teresa Angélica Pereira de Seixas) da pequena nobreza rural, do antigo Concelho de Sabugosa, que viveu no século XVIII, e que iniciou uma ascensão social através da condição de magistrado do elemento masculino.

De seguida usou da palavra o Dr. Valle de Figueiredo que deu a conhecer a todos os presentes o percurso intelectual e cultural de Rui Leitão, nomeadamente como Subdirector-Geral, Director-Geral e Secretário-Geral da Secretaria de Estado e no Ministério da Cultura (1980-1998). Terminou a sua alocução, afirmando que a “Genealogia é Ciência que toca verdadeiramente a todos e que todos encontrarão no enleio de quem os precedeu razões mais do que suficientes para se nobilitarem, tenham ou não pergaminhos escritos”.

Por último usou da palavra o Vice-Presidente da autarquia, Dr. José António de Jesus. Dando a todos os presentes as boas vindas, congratulou-se por ser em Tondela lançado mais uma obra de referência para o estudo e o conhecimento da história social no actual Concelho de Tondela. Pelos estudos efectuados e agora publicados, o coordenador da obra lança mais um excelente contributo para o conhecimento da história de todos nós, das estruturas sociais que desde o século XVIII estiveram vigentes no espaço que hoje representa parte do território do Concelho de Tondela. E que acima de tudo, a autarquia e o Pelouro quer representa – o da Cultura – estará sempre na primeira linha do apoio à edição de obras que ajudem a conhecer e compreender um pouco mais da história local. Divisão de Cultura