09 Dez. 2008

Visita oficial à Freguesia de Mosteiro de Fráguas

Foi ao inicio da tarde, do passado dia 8 de Dezembro, que o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Dr. Carlos Marta, se deslocou oficialmente à Freguesia de Mosteiro de Fráguas, onde presidiu à cerimónia de assinatura de protocolo de colaboração entre o Município de Tondela e a Freguesia de Mosteiro de Fráguas, à ligação da água a rede pública à Freguesia e às inaugurações da biblioteca e do novo espaço internet da freguesia, estas últimas a funcionar no edifício da Junta de Freguesia.

A visita do Sr. Presidente da Câmara Municipal - que era acompanhado pelos Srs. Vereadores Dr. José António de Jesus, Eng.ª Carla Pires e Eng. António Dinis – teve o seu início na sede da Junta de Freguesia onde era aguardado pelo executivo local, liderado pela Sr. Presidente da Junta, António Rodrigues e pelo Sr. Presidente da Assembleia de Freguesia, pelos dirigentes associativos da freguesia e por muitas outras pessoas que quiseram acompanhar este momento. À chegada, teve lugar o momento da inauguração da nova biblioteca da freguesia, composta, em grande parte, pelo espólio doado pelo escritor e jornalista José Bandeira – natural da Freguesia de Mosteiro de Fráguas – que entendeu colocar à disposição da comunidade local o seu vasto espólio de obras literárias permitindo o acesso fácil às mesmas por parte de todos e, em especial da comunidade escolar, já que esta biblioteca passará a estar integrada na rede de bibliotecas escolares do Concelho.

Seguidamente, num espaço contíguo do edifício sede da Junta de Freguesia, foi simbolicamente inaugurado o novo espaço internet, dotado com alguns equipamentos informáticos com acesso à Internet. Em momento posterior, já no Salão Nobre da Junta de Freguesia, iniciou-se a cerimónia de assinatura do protocolo de colaboração, formalizado entre as duas autarquias, no âmbito do qual o Município de Tondela concede um apoio financeiro, à Freguesia de Mosteiro de Fráguas, no valor aproximado de 15.000 €, para a requalificação urbana no Largo das Almas, área da Freguesia. Depois da assinatura dos protocolos seguiram-se as intervenções por parte da Sr. Presidente da Junta de Freguesia e do Sr. Presidente da Câmara Municipal.

A primeira, para além da natural satisfação, que teve a oportunidade de expressar, pelo significado e pela importância desta visita para a freguesia e para as suas comunidades locais, destacou, por outro lado, a relevância da obra de requalificação urbanística do Largo das Almas e a importância da ligação da rede pública de água na Freguesia.

Encerrando este momento, o Sr. Presidente da Câmara Municipal, durante a sua intervenção, partilhou da satisfação da Sr. Presidente da Junta de Freguesia e, nele, das populações da Freguesia, pela concretização deste tipo de parcerias – no que respeita ao protocolo de apoio financeiro assinado - e por aquilo que representam na resolução dos problemas das populações locais e, ainda, pelo facto de ser possível a concretização de investimentos que vão de encontro aos problemas das pessoas como é o caso, fundamentalmente, da ligação da água da rede pública na freguesia. Sublinhou ainda o Sr. Presidente da Câmara que - não obstante a difícil conjuntura e o clima de crise económica e financeira que atravessa o país e, por conseguinte, as pessoas, as famílias e as empresas - a importância dos investimentos em causa e o investimento associado, investimentos esses que irão permitir dotar a freguesia de novas infra-estruturas e melhoramentos em diversos locais da mesma capaz de responder às necessidades das populações.

Depois das intervenções todos se encaminharam para o local onde, mesmo em frente ao edifício sede da junta de freguesia, de modo simbólico, seria feita a ligação da água da rede pública. Posteriormente, também de acordo com o previsto no programa oficial da vista do Sr. Presidente da Câmara Municipal, todos se encaminharam ao cemitério da Freguesia, onde, na presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal e do Sr. Presidente da Junta de Freguesia e de familiares, seria realizada uma homenagem ao escritor e jornalista José Bandeira, culminando do melhor modo e de forma sentida a homenagem a um ilustre mosteirense.

Por fim, foi a vez do lanche convívio entre todos os presentes que ali testemunhavam com satisfação uma jornada muito importante para a Freguesia.