13 Jan. 2009

Acção de Informação “Saber para Melhor Cuidar”

Conforme planeado e noticiado pelo Gabinete de Acção Social do Município de Tondela, realizou-se na tarde do passado dia 9 de Janeiro no Auditório Municipal de Tondela o 2.º módulo da acção contínua de informação “ Saber para Melhor Cuidar” destinada a prestadores directos e institucionais de cuidados a pessoas idosas ou dependentes. Trata-se de uma acção de cunho essencialmente prático desenvolvida em parceria entre autarquia e serviços de saúde, mantendo-se os objectivos elencados aquando da realização da 1.ª iniciativa ocorrida a 28 de Novembro do ano findo, designadamente desenvolver técnicas de cuidados que proporcionem conforto à pessoa idosa/ dependente, promovendo a sua qualidade de vida e a dos seus familiares ou cuidadores e identificar e gerir emoções decorrentes dos cuidados necessários a prestar ao utente ou familiar. O tema deste 2.º módulo centrou-se no “conforto da pessoa idosa ou dependente”, abrangendo os itens a correcta mudança do leito da pessoa idosa/dependente, cuidados especiais a ter com a sonda vesical e naso – gástrica e a importância dos posicionamentos para a prevenção de úlceras de pressão (com demonstração). A explanação dos conteúdos estiveram uma vez mais sob a responsabilidade das enfermeiras Raquel Pinto e Magda Costa do Centro de saúde de Tondela. O 3.º módulo encontra-se agendado para o dia 13 de Março do corrente com temática ainda a designar.