23 Dez. 2008

Museu Municipal promove visita ao Museu Escolar de Marrazes

O projecto Memórias Vivas, resulta de uma parceria estabelecida entre o Pelouro da Cultura do Município e a Escola Secundária de Tondela. Conta com a participação activa do Museu Terras de Besteiros, e tem o propósito de estabelecer uma ponte entre a Autarquia e a comunidade escolar, no âmbito da Área de Projecto que está a ser desenvolvida por um grupo de alunos do 12º ano de escolaridade. Iniciado no ano lectivo 2007/2008, Memórias Vivas aposta na criação de um espaço temático, que reporte às vivências da Escola do Estado Novo.

Recuperar objectos pertencentes ao passado, dar a conhecer a sua história e utilização, requalificando um edifício escolar já desactivado, são alguns dos objectivos que continuam a ser abraçados por jovens do ensino secundário, apoiados pela Divisão da Cultura do Município, nomeadamente pela equipa técnica do Arquivo Municipal e do Museu Terras de Besteiros. Ao longo dos últimos meses, desenvolveram-se diferentes actividades, que pretenderam ser uma porta aberta para a sensibilização, a prevenção e valorização deste tipo de património do quotidiano escolar. A recolha de objectos é acompanhada pelo registo em inventário e tratamento de conservação e restauro, estando já em fase de implementação, um conjunto de estratégias para a musealização da antiga escola do 1º ciclo do Carvalhal de Tondela. Procurando conhecer realidades semelhantes à que se pretende concretizar no nosso concelho, efectuou-se no passado dia 11 de Dezembro uma visita de estudo ao Museu Escolar de Marrazes, sob a tutela da Junta de Freguesia de Marrazes, pertencente ao Concelho de Leiria. Deste modo, o responsável pela Divisão da Cultura e as técnicas do Museu Municipal de Tondela acompanharam um grupo de cerca de 30 alunos da turma de 12º ano que trabalha no projecto, e respectivos Professores, numa viagem que se revelou uma verdadeira troca de experiências, sobre a realidade de espaços museológicos dedicados à temática Escolar. No Museu Escolar de Marrazes, que conta já com mais de uma década de existência, foi possível aos jovens conhecerem um pouco melhor os objectos que fizeram história da Escola do Estado Novo. Para além da explicação sobre a exposição permanente, a técnica do Museu que gentilmente nos recebeu, alertou para os cuidados a ter com a conservação preventiva de alguns dos materiais em exposição, mesmo quando as condições não são as mais desejáveis. Um dia agradável em que, abrindo as portas do território concelhio, conhecendo outros contextos e realidades, foi possível promover a educação para a cidadania, para a necessidade de recuperar um passado, que pertenceu ao percurso de vida de muitos de nós.