10 Fev. 2009

Reunião de Trabalho com os Srs. Presidentes de Junta de Freguesia

Realizou-se, no passado dia 9 de Fevereiro, no Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho, uma importante reunião de trabalho, presidida pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Dr. Carlos Marta, com os Srs. Presidentes da Junta de Freguesia tendo em vista, um conjunto de assuntos, entre os quais, os Contratos Programa com as Juntas de Freguesia (2009), a iluminação pública, o Programa Tondela Concelho Solidário, entre muitos outros assuntos e informações. A acompanhar o Sr. Presidente da Câmara, estiveram os Srs. Vereadores, Dr. José António de Jesus, Eng.ª Carla Pires e Eng.º António Dinis.

A reunião - que contou com a esmagadora maioria dos líderes dos executivos das vinte e seis freguesias – teve o seu início com um conjunto de informações prestadas pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal relevantes para o Concelho. De seguida, o Sr. Presidente da Câmara, entrou no ponto da ordem de trabalhos que se referia especificamente aos contratos programa com as Junta de Freguesia para este ano de 2009, transmitindo que, não obstante as dificuldades que nos rodeiam, para este ano, os montantes associados àqueles protocolos não iriam sofrer qualquer alteração relativamente ao ano de 2008. Já no que respeita ao ponto da ordem de trabalhos que se referia à iluminação pública, depois de transmitir traçar em linhas gerais a estratégia do Município neste domínio, foi respondendo a algumas das questões que iam sendo, sucessivamente, formuladas por cada um dos Presidentes de Junta de Freguesia. Foi de pois a vez de, a propósito do ponto respeitante ao programa Tondela Concelho Solidário, o Sr. Presidente da Câmara Municipal transmitir algumas das preocupações de ordem social e, por via disso, da necessidade de auscultação de alguns problemas de carência que vão surgindo no nosso Concelho, sublinhando ainda a ideia de reflectir em estratégias e medidas claras e universais, fundamentalmente nos domínios da saúde, habitação, emprego e educação. No quadro da estreita e permanente cooperação entre o Município de Tondela e as suas Freguesias, estes encontros de trabalho têm permitido e estimulado o diálogo, o confronto de ideias e a troca de argumentos entre os seus intervenientes, na defesa dos interesses das populações, nos mais diversos domínios. Nesta conformidade e percorridos todos os pontos da ordem de trabalhos, o Sr. Presidente da Câmara Municipal encerrou esta reunião, felicitando a participação e a intervenção de todos. Por último, durante um animado jantar convívio, os presentes tiveram a oportunidade de confraternizar entre si, culminando da melhor forma uma importante jornada de trabalho para o Concelho de Tondela.