11 Fev. 2009

Inauguração da Exposição “Medula: A Fábrica da Vida”

Foi inaugurada na passada sexta-feira, dia 6 de Fevereiro, pelas 18.00 horas, na Galeria de Exposições do Mercado Velho, a exposição intitulada “Medula: a Fábrica da Vida”. Esta exposição, constituída por 101 Painéis de Azulejos realizados por escolas de todo o país, do 1º ciclo ao 12º Ano, foi o resultado de um concurso que em 2006-2007, o Centro de Histocompatibilidade do Porto lançou pelas escolas. Lançado igualmente à discussão pela mesma instituição, no ano lectivo de 2005-2006, nas aulas de Ciências Naturais, a temática da Leucemia envolveu igualmente crianças, jovens e professores de Educação Visual, que contribuíram para a criação dos referidos painéis de azulejos.

Esta exposição itinerante, após ter estado inicialmente na Ordem dos Médicos no Porto, durante o mês de Janeiro, seguiu viagem precisamente para Tondela, que a recebeu de braços abertos, ou não fosse o primeiro prémio dos trabalhos ter sido atribuído precisamente ao concorrente da cidade, neste caso, aos alunos das turmas do 9º D e do 12º I, da Escola Secundária de Tondela, com o painel “Vinca”. De referir que esta espantosa resposta das crianças e jovens portugueses tem impressionado a comunidade médica e as organizações científicas internacionais. Tondela e os jovens portugueses estão por isso de parabéns. À inauguração esteve presente o Sr. Vice-Presidente e Vereador do Pelouro da Cultura e Educação do Município, Dr. José António de Jesus, o professor Fernando Ferraz Martins, em representação do Sr. Presidente da Assembleia Municipal, o Sr. Presidente da Junta de Freguesia da Cidade, a representante do Governo Civil de Viseu, o Dr. Júlio Valente, Presidente do Conselho Executivo da EST, o Eng. António Pires, na qualidade de Colaborador na Gestão do Projecto, a Dr.ª Helena Alves, do Centro de Histocompatibilidade do Norte – Lusotransplante Norte, Porto e ainda convidados, professores e alunos das turmas vencedoras da Escola Secundária de Tondela. Na abertura, o Sr. Vereador do Pelouro da Cultura proferiu breves palavras de agradecimento e de enorme satisfação em acolher esta exposição na cidade de Tondela. Não só pelo seu sentido artístico, mas acima de tudo pelo carácter humano, sentido de partilha e de alcance verdadeiramente solidário. Referiu que este foi um projecto que resultou em pleno, como ficou demonstrado pela adesão da comunidade educativa. A ideia presente neste sentido de partilha foi a leucemia. Valores nobres como a solidariedade, são hoje em dia, muito importantes e por isso, o trabalho feito nestas escolas, teve um enorme mérito além de uma grande qualidade artística. O prémio vencedor, é acima de tudo, um testemunho da capacidade dos nossos alunos e professores. Em seguida, o Dr. Alfredo Cabral, professor de filosofia da Escola Secundária, leu uma mensagem da Daniela, a todos os presentes. Daniela é uma aluna com leucemia, e que na impossibilidade de estar presente, a todos brindou com um texto cheio de coragem e esperança. Em seguida, o Município ofereceu a todos os alunos e respectivos professores envolvidos na criação e execução do painel vencedor, um livro, onde são reproduzidos todos os painéis que foram a concurso nacional, além de mensagens de representantes de inúmeras instituições oficiais e particulares, ligadas à luta contra esta doença.