14 maio 2013

O parque de jogos de Nandufe recebeu a festa do desporto!

No domingo, 5 de maio, o Parque de Jogos de Nandufe encheu-se de público para assistir a dois grandes momentos desportivos:
- Cerimónia de abertura dos XV Jogos Desportivos do Concelho.
- Entrega dos prémios de participação e classificação aos participantes do «Campeonato Inter-freguesias de Fut5»;

«1.º TORNEIO INTER-FREGUESIAS FUTEBOL DE 5, CONCELHO TONDELA»

ÀS 15:00 horas, no polidesportivo de Canas de Stª Maria, iniciavam-se as finais que apuraram as 3 Freguesias vencedoras do 1.º «Inter-freguesias fut5» gerando a seguinte classificação: 1.º - Freguesia do Tourigo; 2.º - Freguesia de Nandufe; 3.º - Freguesia de Vila Nova da Rainha. Esta 1.ª edição do «Inter-freguesias fut5», lançada pelo Pelouro do Desporto do Município a todas as freguesias do Concelho (este ano em regime experimental),ganhou a confiança dos intervenientes. Jornada após jornada, foram-se cumprindo todos os objetivos previamente delineados. A envolvência das Juntas de Freguesia e dos protagonistas diretos da ação - jogadores, foi muito rica proporcionando momentos de verdadeira entrega, por vezes de difícil contenção das emoções, mas sempre com o necessário espírito desportivo bem patente ou, pelo menos, reconhecido no imediato de qualquer ato menos contido. Os jogadores, na sua esmagadora maioria com idades superiores a 35 anos, demonstraram que o desporto não tem idade. Muitos ex. praticantes de futebol federado ou apenas adeptos da modalidade, deram o seu contributo nos magníficos espaços desportivos descobertos das nossas Freguesias.
Após a disputa das finais realizadas em Canas de Stª Maria, os protagonistas dirigiram-se para o Parque de Jogos de Nandufe, onde decorria a «Cerimónia de Abertura dos XV Jogos Desportivos do Concelho», para receberem os respetivos prémios de participação e classificação.

«CERIMÓNIA DE ABERTURA DOS XV JOGOS DESPORTIVOS DO CONCELHO DE TONDELA»

Numa cerimónia que visa tornar o desporto uma enorme festa de amizade, de convívio e de grande envolvência entre o Município, as Instituições Associativas do Concelho e todos os seus participantes, o Parque de Jogos de Nandufe embelezou-se para receber a «Cerimónia de Abertura» da 15ª edição do evento. Ás 15:00 horas já a Casa do Povo de Tonda tinha duas modalidades desportivas (tiro com arco e jogos tradicionais) disponíveis para ocupar os tempos livres dos mais pontuais. Também o Clube de Orientação de Viseu se associou a esta ocupação montando uma pista de orientação para os que pretendiam obter os primeiros conhecimentos na modalidade.
Às 17:30 horas, como estava previsto, teve início o desfile das 42 Instituições associativas que participam nesta edição dos Jogos Desportivos. Com cerca de milhar e meio de inscritos, os Jogos Desportivos continuam a ser um projeto de grande mobilização desportiva e associativa. Após as boas-vindas dadas pelo Sr. Presidente da Freguesia de Nandufe, foi entregue um ramo de flores à Eng.ª Carla Pires (na qualidade de mãe que já o sendo, voltará a sê-lo em breve em virtude da sua adiantada gravidez) simbolizando a homenagem que se pretendeu efetuar a todas as mães Portuguesas.
A festa continuou com a intervenção do Vereador do Pelouro do Desporto, Eng. António Dinis, que falando sobre os objetivos que levaram à criação do «Inter-freguesias de Fut5», deu enquadramento à entrega das medalhas e troféu às equipas e freguesias vencedoras, bem como, prémios de participação às que disputaram esta 1.ª edição.
Depois de incendiada a «Pira dos Jogos», por um jovem de uma das coletividades participantes, seguiu-se a leitura de uma mensagem em nome de todos os atletas, elaborada e lida por um atleta do Convívio Jovem do Campo de Besteiros, a qual valorizava o projeto e o que ele representava de positivo para a participação dos jovens do Concelho.

Seguiu-se a apresentação do «Grupo de Ginástica de Nandufe», projeto «Saúde em Dia» concebido pelo Município visando o “combate ao sedentarismo”. Este, como todos os restantes grupos no Concelho (66 projetos em 24 freguesias) é constituído, na sua maioria, por pessoas com idade superior a 50 anos, procurando aliar o exercício físico regular e devidamente orientado, à melhoria da sua saúde e qualidade de vida.
O Dr. José António de Jesus, Vice-Presidente do Município de Tondela, que presidiu a esta cerimónia, depois de saudar todos os presentes e lembrar o significado do "Dia da Mãe", realçou os valores do projeto “Jogos Desportivos” e o empenho e capacidade mobilizadora dos Dirigentes Associativos do nosso Concelho. Não deixou de afirmar o envolvimento do Município nestes projetos porque eles traduzem a vontade de participação dos jovens acrescentando valor ao seu processo de crescimento. Formulou os desejos de uma boa participação em todos os jogos e concentrações programadas para a edição deste ano.
Entregues lembranças a todas as Associações Coordenadoras das 23 modalidades desportivas, o Vereador do Pelouro do Desporto, Eng. António Dinis, proferiu a habitual «Declaração de Abertura dos Jogos», desejando que a participação ao longo dos próximos dois meses (5 de maio a 7 de julho) seja baseada, sempre, nos princípios da amizade e do "fair play".
A cerimónia teve ainda a participação de uma largada de pombos, por parte da Associação «Tondela Columbófila» seguindo-se um animado convívio, ao sabor de alguns alimentos e bebidas variadas, facultadas pela Junta de Freguesia e pela comparticipação de cada um dos participantes.

Gabinete de Desporto