Este foi o mote da «1.ª CAMINHADA LABESFAL FRESENIUS KABI» que decorreu no domingo, 15 de setembro.

Integrada nas «Festas da Concelho», em plena FICTON-Feira Industrial e Comercial de Tondela, esta iniciativa foi animada, ao longo do percurso, por dois grupos musicais: Grupo de Cavaquinhos de Nandufe e Rancho Folclórico “Boa União” da Naia-Canas de Stª Maria.
No recinto da FICTON, a concentração começou pelas 08:00h da manhã com a chegada dos primeiros participantes para realizarem testes de saúde, junto das Enfermeiras do CMMCTnd-Centro Municipal de Marcha e Corrida de Tondela.
Às 09:00h, como previsto e na presença do Vice-Presidente do Município, Dr. José António Jesus e do Dr. Jorge Amaral, administrador da Labesfal-Fresenius Kabi, foi assinado um protocolo de colaboração, o qual vai permitir a troca de serviços entre as duas Instituições na área do exercício físico e no âmbito das atividades que se desenvolvem no CMMCTnd e programa «Saúde em Dia».
O Dr. José António Jesus e o Vereador Pedro Adão, na companhia da ex-Campeã do Mundo de Corta- Mato Albertina Dias, integraram o grupo de participantes, mais de 400 pessoas, entre funcionários da empresa e muitos outros de várias freguesias do Concelho, habituais praticantes nos projetos «Saúde em Dia», percorrendo cerca de 12 Kms, correspondentes ao itinerário definido.
O percurso apontava para a Associação Cultural e Recreativa  “ Os Sardões”, de Valverde, como primeira paragem para abastecimento líquido e a Praia Fluvial de Nandufe para abastecimento alimentar. Aqui, os participantes foram agradavelmente surpreendidos pelo Grupo de Cavaquinhos de Nandufe que presenteou os caminheiros com os sons melodiosos dos seus instrumentos e as vozes magníficas dos intervenientes, enquanto se saboreava uma “torta “ de Nandufe e uma maçã, oferta da Junta de Freguesia local.
De seguida e na passagem por Santa Ovaia de Cima, a Associação de Moradores e a Junta de Freguesia de Canas de Stª Maria, disponibilizaram, na sede daquela coletividade, uma gelatina para um adequado reforço, já que o percurso tinha troços de alguma dificuldade acrescida e de algum desgaste energético.
Ainda na freguesia de Canas de Stª Maria, os participantes foram, mais uma vez, surpreendidos por um bom momento musical, proporcionado pelo Rancho Folclórico “Boa União” da Naia. As cantigas populares e a oferta de uma “barrita” de cereais, davam o alento necessário para a última fase do percurso, agora pela Ecopista do Dão, até Tondela.
Foi uma manhã reconfortante, plena de saúde e com muitos responsáveis pelo sucesso alcançado, pelo que se justifica agradecer:
- À Labesfal-Fresenius Kabi que se disponibilizou para apoiar as «Parcerias Para a Saúde» - estratégia de promoção e desenvolvimento da saúde e qualidade de vida dos cidadãos do Concelho, através da prática de exercício físico orientada por profissionais do Desporto e acompanhada por Enfermeiras do CMMCTnd;
- Às Juntas de Freguesia de Tondela, Nandufe e Canas de Stª Maria (na pessoa dos seus Presidentes, Sr. José Manuel Mendes, Sr. Carlos Santos e Dr. João Carlos Figueiredo, respetivamente), pelo apoio logístico e colaboração no abastecimento alimentar, proporcionado;
- Aos Grupos musicais, Cavaquinhos de Nandufe e Rancho Folclórico “Boa União” da Naia, pelos excelentes momentos de animação musical que alimentaram a alma e deram mais alento e boa disposição aos participantes;
- Às coletividades visitadas, Associação Cultural e Recreativa “Os Sardões” de Valverde, Associação de Moradores de Stª Ovaia de Cima e Rancho Folclórico “Boa União”, pela abertura dos seus espaços proporcionando aos nossos concidadãos melhor conhecimento das realidades associativas do Concelho;
- Ao PNMC-Programa Nacional de Marcha e Corrida e particularmente ao seu Coordenador Nacional, Professor Doutor Paulo Colaço, pela envolvência da Campeã do Mundo de Corta-Mato, Albertina Dias que, com o seu exemplo e simpatia, espalhou motivação e alegria promovendo a prática de exercício físico como meio fundamental para elevar a saúde e qualidade de vida;
- Aos recursos humanos envolvidos na organização, desde funcionários do Município – Divisão de Desporto, aos Técnicos de Marcha e Corrida do CMMCTnd e respetivas Enfermeiras, bem como, aos Técnicos de Desporto dos projetos «Saúde em Dia», pela entrega total e dedicada na criação das melhores condições para uma participação e fruição plena dos nossos concidadãos.
A TODOS, OS NOSSOS RECONHECIDOS AGRADECIMENTOS!

Gabinete de Desporto