04 Abr. 2014

O CENTRO MUNICIPAL DE MARCHA E CORRIDA DE TONDELA PROPORCIONA ESTUDO CIENTÍFICO PARA DOUTORAMENTO

Dando sequência à crescente procura de que tem sido alvo o CMMCTnd – Centro Municipal de Marcha e Corrida de Tondela tendo em conta a qualidade do serviço ali prestado no âmbito da saúde e qualidade de vida dos cidadãos seniores, em especial dos grupos de risco como é exemplo um grupo portador da diabetes tipo 2, fomos contactados pela FADEUP-Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, para proporcionar o desenvolvimento de um projeto de investigação, de “Doutoramento”, subordinado ao tema “ Impacto do Programa Nacional de Marcha e Corrida na atividade física, funcionalidade, saúde cardiovascular e perceções ambientais em idosos”.

Naturalmente que esta proposta se insere no reconhecimento e qualidade do CMMCTnd, repercutindo-se nos cidadãos do nosso Concelho. Tratando-se de um trabalho fundamental para avaliar o Programa Nacional de Marcha e Corrida, é com enorme satisfação que o CMMCTnd vê a sua inclusão direta neste estudo Nacional.
A participação neste projeto envolve os seguintes procedimentos: medição do peso, altura e tensão arterial; utilização de um aparelho na cintura durante sete dias (acelerómetro e GPS) para a avaliação e localização espacial da atividade física; preenchimento de questionário e realização de entrevista. Os participantes passarão, ainda, por uma bateria de testes, para avaliar a sua aptidão física e serão, também, realizadas análises sanguíneas em jejum para a avaliação do perfil lipídico e glicémia, em laboratório local.
Depois do reconhecimento de «Boas Práticas», através do «Consórcio Ageing@Coimbra», o CMMCTnd continua a desenvolver um trabalho sério, com muita qualidade e sempre próximo do cidadão merecendo, por tudo isso, a confiança dos mais variados Serviços e Instituições Nacionais.