03 Out. 2023

FEDERART mostrou potencialidades dos clubes de Tondela

Os clubes e os atletas federados de Tondela mostraram tudo aquilo que fazem e estiveram em contacto com o público no último fim de semana naquela que foi a segunda edição da Feira do Desporto Federado do Concelho de Tondela (FEDERART). A iniciativa atraiu centenas de pessoas, entre atletas, as suas famílias e muitos curiosos.

Este ano a FEDERART decorreu durante dois dias, tendo arrancado na sexta-feira à noite com o Fórum Dirigente Desportivo, que foi orientado por Luís Rodrigues, diretor adjunto da Tempo Livre, empresa municipal de Guimarães, e presidente Guimagymn.

No sábado de manhã as atividades iniciaram-se com uma prova de orientação. A feira abriu portas ao início da tarde. No evento marcaram presença 14 clubes federados: a ACERT (Escalada, Karaté), a Associação de Educação Física e Desporto de Tondela (Ginástica, Natação), a Associação Loios (Kick Boxing, Muay Thai, Taekwondo, Kungo do Te e Luhan Tao), a Associação Desportiva Radical de Tondela (Ciclismo), a Associação os Galfarritos AF (Futebol), o Molelos (Futebol e Andebol), o Besteiros FC (Futebol e Tiro), o Clube Ténis de Tondela (Ténis e Atletismo), o Clube Desportivo de Tondela (Ténis, Hipismo, Futebol e Basquetebol), EF Os Pestinhas (Futebol), a Vários (Atletismo, Ténis de Mesa, Futebol, Natação, Basquetebol e Boccia), o SC Nandufe (Futebol), o Rugby Clube Tondela (Rugby) e o Caramulo Racing Team (Automobilismo). No certame alinharam ainda dois atletas federados: Pedro Peixe (Pesca Desportiva) e Pedro Duarte (Automobilismo).

Durante a tarde as associações e atletas tiveram a oportunidade de mostrar ao público as suas aptidões, potencialidades, prática desportiva, a sua história e de interagem entre si na partilha do desporto e boas práticas.

As pessoas que passaram pelo Parque Urbano puderam ainda experimentar uma série de modalidades, do ténis, ao basquetebol, passando pelo râguebi, tiro com arco e besta, jogos tradicionais e ginástica, entre outros.

Tondela tem mil atletas federados, um número que foi destacado pelo vereador do Desporto na Câmara Municipal, Francisco Fonseca, na cerimónia de abertura da FEDERART.

“Neste ano de 2023, com 14 clubes e também dois atletas individuais, o nosso concelho atinge os mil atletas federados. É um número que para nós representa muito daquilo que é feito por eles, pela força motriz que os clubes e o desporto representam na sociedade em geral e na importância que traz ao nosso concelho termos esta representatividade desportiva consolidada, nas diversas modalidades que aqui se praticam”, disse.

“Este número é reflexo daquilo que ao longo dos anos tem sido construído em conjunto e de forma próxima e direta de articulação entre todos os agentes do desporto, com o apoio do município”, acrescentou.

Francisco Fonseca realçou ainda os títulos conquistados pelos atletas e coletividades do concelho na última temporada desportiva. Em termos individuais, Tondela conseguiu sete títulos de campeões do centro, 11 nacionais e dois internacionais. Três jogadores do concelho marcaram presença em competições internacionais, em representação da seleção nacional.

Já em termos coletivos, o concelho obteve dois títulos de campeões distritais, uma taça de ouro, uma taça de prata, uma taça plate nacional, um campeonato inter-regional e dois campeonatos da 2ª divisão do centro.

“Estes são alguns resultados, entre tantas boas prestações, finais disputadas, presenças em convocatórias de seleções, o que demonstra bem a abrangência e o ecletismo de Tondela”, disse.

Francisco Fonseca lembrou ainda que nem “só de desporto federado se faz Tondela”, concelho que tem em atividade vários “programas municipais com abrangência social e intergeracional comprovada”.

“A nossa escola de natação que ultrapassa os 700 utilizadores, o projeto Saúde em Dia, que chega a 18 freguesias, a 60 instituições do nosso concelho e este ano ultrapassará os 800 participantes, também nele englobado o nosso Centro Municipal de Exercício Físico - Saúde e Bem-Estar que está presente em todas as unidades de saúde do concelho. Destacar também um regresso este ano do programa da Direção-geral de Saúde Diabetes em Movimento com um público alvo específico, mas bastante importante”, afirmou.

A FEDERART é organizada pela Câmara de Tondela com os objetivos de divulgar o desporto federado existente no concelho, promover a captação de atletas para as diferentes modalidades, criar sinergias entre as diferentes associações e envolver a população com o associativismo federado.