07 Jun. 2016

Alunos do 4º ano realizam o seu Sarau Cultural

O Parque Urbano voltou a encher-se de cor, alegria e muita diversão no passado sábado, dia 4 de junho. Pelas 20h30 as crianças do 4º ano do concelho de Tondela, deram início àquela que é, por excelência, a festa das AEC – Atividades de Enriquecimento Curricular.

Ao todo estiveram envolvidos cerca de duas centenas de alunos, duas dezenas de professores de AEC, vários professores titulares, muitos pais e familiares. Na retaguarda de toda a iniciativa esteve o Gabinete de Educação do Município de Tondela.
A compor o espetáculo, distribuídos pelas áreas do Ensino da Música, Ensino do Inglês, Atividade Física e Desportiva e Expressão Plástica, subiram ao palco os vários alunos das várias escolas dos Agrupamentos de Tondela Tomaz Ribeiro e Cândido Figueiredo.
Recordamos que o Município de Tondela foi pioneiro a assumir a coordenação das AEC, em 2006/2007. Volvida quase uma década, o modelo está hoje bastante mais afinado contando, o município, com um corpo docente muito mais estável o que resulta num incremento de qualidade nas diferentes atividades apresentadas pelos alunos. Relativamente ao Sarau Cultural como forma de culminar mais um ano letivo, importa referir que vai já na sua XVII edição, verificando-se um espetáculo cada vez mais prestigioso e representativo daquilo que são os conhecimentos adquiridos pelos alunos ao longo do ano letivo.
Na semana em que entram de férias, é desta forma que os alunos do 4º ano se despedem das Atividades de Enriquecimento Curricular do 1º ciclo do ensino básico, com a certeza que, ao longo dos últimos quatro anos, muitas foram as competências desenvolvidas e as aprendizagens conseguidas num programa essencial para a aquisição de um leque de aptidões que o programa curricular não conseguiria, por si só, consolidar.
Na despedida, o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Tondela subiu ao palco para entregar uma mochila a cada um dos alunos que agora segue para o 2º Ciclo do Ensino Básico. Será uma forma de começar em grande o próximo ano letivo.