18 Jun. 2015

ATL da Associação de Pais do Campo de Besteiros visita estação rupestre ao ar livre de Molelinhos

O Museu Terras de Besteiros recebeu na passada quarta-feira, dia 17 de Junho, no pólo museológico de arte rupestre do museu municipal Terras de Besteiros, a visita de 15 crianças do ATL da Associação de Pais do Campo de Besteiros.

No âmbito da política de difusão e comunicação de espaços culturais abertos ao público escolar, o museu municipal apoia técnica e cientificamente projectos e iniciativas que imanam da comunidade escolar. Ao criar sinergias de interacção, quebrando barreiras de isolamento entre a escola e os espaços públicos de cariz cultural, procura satisfazer o saber e a curiosidade das gerações mais jovens.
Foi o que aconteceu com a visita à estação de arte rupestre ao ar livre de Molelinhos, freguesia de Molelos, recentemente requalificada, com circuito cuidado de visita ao monumento.
Qualificada como Imóvel de Interesse Público, o monumento regista centenas de gravuras, executadas com o recurso a três técnicas diferentes de gravação: incisão, abrasão e picotagem. De entre os motivos representados, destacam-se as armas: punhais, lanças, lâminas, falcatas e foices. Em menor número, motivos em ziguezague, reticulados, ramiformes, entre outros. A identificação da tipologia das armas permitiu aos investigadores datar as gravuras do período compreendido entre a época do Bronze Final (1250-1000/900 a.C.) e o início da II Idade do Ferro (sécs. VI-V a.C.)

Acompanhados por duas monitoras e uma auxiliar, foram acompanhados na visita orientada por um técnico do Pelouro da Cultura do Município. Acima de tudo os visitantes de palmo e meio procuraram reconhecer o valor patrimonial das manifestações culturais ali observadas.

Museu Municipal