22 Jun. 2015

Estação rupestre ao ar livre de Molelinhos – pólo museológico do museu Terras de Besteiros

A estação de arte rupestre ao ar livre de Molelinhos, freguesia de Molelos, foi recentemente requalificada para dar a todo o visitante condições ideais para ver os painéis e suas representações.

Com circuito cuidado de visita ao monumento, a estação de arte rupestre, classificada como Imóvel de Interesse Público, regista centenas de gravuras, executadas com o recurso a três técnicas diferentes de gravação: incisão, abrasão e picotagem. De entre os motivos representados, destacam-se as armas: punhais, lanças, lâminas, falcatas e foices. Em menor número, motivos em ziguezague, reticulados, ramiformes, entre outros. A identificação da tipologia das armas permitiu aos investigadores datar as gravuras do período compreendido entre a época do Bronze Final (1250-1000/900 a.C.) e o início da II Idade do Ferro (sécs. VI-V a.C.)

Quem visitar o museu e a sua exposição permanente, pode encontrar igualmente na sala da arte pré-histórica, uma réplica de dimensões reais de parte do painel principal da estação de arte rupestre. Neste trabalho de grande execução profissional, o visitante poderá interagir através do tacto, observando as manifestações pictóricas ali representadas, comungando com a riqueza imaginativa de quem ali viveu.

O Museu Terras de Besteiros é um serviço público para o Público, que desenvolve actividades culturais junto de todas as camadas da população, captando novos e diferentes públicos. O Museu é uma porta aberta para a sensibilização e valorização do património cultural do Território. Os seus Serviços Educativos, com técnicos de reconhecida experiência profissional, científica e pedagógica, proporcionam, de acordo com as especificidades de cada grupo de visitantes, o ambiente propício para o conhecimento de uma cultura que provavelmente viveu nas redondezas há cerca de 3000 anos.

Museu Municipal