31 Jul. 2017

DIA DOS AVÓS | MUSEU TERRAS DE BESTEIROS

Na continuidade da sua política de difusão e comunicação do seu espaço museológico e indo de encontro às crescentes solicitações da comunidade concelhia, o Serviço Educativo do Museu Terras de Besteiros coloca à disposição visitas guiadas para salas temáticas sobre assuntos solicitados.

Foi o que aconteceu, na semana passada, no âmbito da comemoração do Dia dos Avós. O apelo partiu do Centro Paroquial e Social de São Salvador de Tonda que juntou um grupo de “avós” e “netos” para uma visita diferente. Uma acção programada pelo Serviço Educativo do Museu e organizada de forma a que, a seguir à visita ao percurso museológico, esta culminasse na Sala do Linho com momentos de partilha abrangendo tradições e expressões de vida que constituem cultura e identidade. Neste espaço e com um grupo de gerações tão díspares foram muitas as conversas sobre o património cultural intangível e na chamada de atenção para o respeito pela ancestralidade e valor único de cada individuo.
No final os “netos”, surpreendendo os idosos, ofereceram a cada “avó” uma peça de artesanato realizada por eles, para recordação deste dia especial.
Estas acções que proporcionam sobretudo o contacto com espaços de cultura, cumprem também a função de incutir valores, normas e comportamentos de cidadania, criando hábitos culturais para a defesa preservação e divulgação do património concelhio.

Serviço Educativo
Museu Terras de Besteiros