23 Fev. 2015

Preservação e conservação do Património Arqueológico (Intervenção de desmatação)

No âmbito da política de salvaguarda e preservação do património arqueológico concelhio, os técnicos do Gabinete de Património Cultural em colaboração com a Junta de Freguesia da Lajeosa do Dão procederam à desmatação da área envolvente à Anta da Arquinha da Moira (monumento megalítico), das sepulturas medievais de Santas Marinhas, Santas Marinhas II, Tapada, Laje da Cabana e da Lagareta do Pinhal do Outeiro (estrutura cavada num afloramento granítico ligado à produção de vinho), na Lajeosa do Dão.

A vegetação rasteira era constituída principalmente por tojos, silvas, ervas e giesta, em alguns locais bastante densa, tendo sido mantidas as espécies arbóreas autóctones.

Divisão de Cultura e Comunicação
Gabinete de Património Cultural