25 Set. 2023

Calendário de percursos pedestres em Tondela encerra com Grande Rota do Caramulo

O ciclo de percursos pedestres “Tondela… Caminhando e descobrindo” termina no primeiro dia do mês de outubro (domingo) com a realização da Grande Rota do Caramulo, que ao longo de cerca de 30 quilómetros percorre vários trilhos das freguesias de Castelões e do Guardão.

A caminhada terá início pelas 09h00, junto ao Museu do Caramulo. O trilho de 30 quilómetros, e uma cota máxima superior a mil metros de altura, tem uma duração estimada de oito horas. O nível de dificuldade é considerado médio.
Ao longo de todo o percurso será oferecido reforço alimentar a todos os participantes.
A Grande Rota permite conhecer e descobrir muitos recantos e segredos do Caramulo, mas também os espigueiros de Janardo e a arquitetura religiosa e vernacular de Figueiral, Vila de Rei, Rocio e Quintal. Moinhos, quedas de água e os miradouros do Cabeço da Neve e do Caramulinho são outros dos pontos de interesse.
Os interessados em participar nesta caminhada podem inscrever-se pelos contactos 966 825 533 ou 962 486 088.
O calendário de percursos pedestres “Tondela… Caminhando e descobrindo” incluiu este ano nove trilhos, abrindo em abril com a Rota dos Laranjais e culminando agora com a Grande Rota.
Nesta edição, a grande novidade foi a inauguração, a 3 de setembro, do PR8 – Rota dos Espigueiros do Caramulo, um trilho criado pela União de Freguesias de Caparrosa e Silvares. A rota, com cerca de dez quilómetros e meio, começa e acaba em Caparrosinha, percorrendo também trilhos das aldeias de Caparrosa e de Paranho de Besteiros.
Os percursos pedestres mobilizaram sempre largas dezenas de participantes, entre habitantes do concelho e visitantes.